SÊ BEM-VINDO ! SÊ BEM-VINDA ! YOU ARE WELCOME !

quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Excluir as pessoas: das estatísticas e da vida


« A condição de desempregado obriga a deslocações periódicas aos centros de emprego com custos para quem vive em aldeias como as de Vinhais, em Trás-os-Montes, mesmo que nada receba, sob pena de ver a inscrição anulada.

Todos os inscritos nos centros de emprego recebem periodicamente convocatórias para se apresentarem nos serviços como aquela que chegou aos desempregados de Vinhais, Bragança, a solicitar a comparência, no dia 24 de Setembro, numa sessão de encaminhamento para curso de formação profissional. A sessão foi conduzida por um técnico do Serviço de Emprego de Bragança que se deslocou à Casa do Povo do concelho de Vinhais para receber os desempregados. A Lusa falou com vários dos convocados, todos residentes fora da sede de concelho, e que tiveram de pagar transporte e alimentação para comparecer. Nenhum recebe subsídio.

"DESRESPEITO PELOS POBRES" Mariana Figueiredo, de Rebordelo, chegou a reclamar da jeira de 40 euros e dos 7,2 euros que gastou no autocarro. "Perdi a jeira para vir para aqui, ninguém me vai pagar nem os transportes nem o meu dia e eu vivo de 150 euros, sou viúva, tenho um filho de 19 anos em casa comigo e é esta miséria, não estão a respeitar a dignidade dos pobres", desabafou. Está a gastar dinheiro que lhe faz falta e não tem perspectivas numa região onde "é muito difícil arranjar emprego e só quem tenha padrinhos é que se safa". Cursos de formação profissional é o que lhe propõem, agora que não pagam "quase nada". "Eu quantas vezes me inscrevi em tantos cursos, mas como era [pagavam] 500 euros, eram para quem eles queriam, agora como são nada, cento e pouco [euros], já é para todos", disse.

Comparece às convocatórias porque caso contrário "suspendiam a inscrição" como adverte a carta enviada aos desempregados. "A sua não-comparência ou recusa em participar pode implicar (...) a anulação da inscrição para emprego (...)", diz a carta. »

Agência Lusa

Sem comentários: